A Arte e O Artesanato Como Estratégia de Trabalho com Mulheres Rurais
PDF

Palavras-chave

desenvolvimento humano na agricultura
artesanato genuíno
criatividade

Como Citar

Angeletti, M. da P., Laurett, L., de Castro, L. L. F., Muniz, E. S., Bertaluci, A. H., Wutke, I., & Nunes, A. O. A. (2009). A Arte e O Artesanato Como Estratégia de Trabalho com Mulheres Rurais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8316

Resumo

Esta experiência iniciou em fevereiro de 2008, em Santa Maria de Jetibá-ES, Brasil, município de população tradicional pomerana. Relata o Projeto O ARTESANATO COMO CAMINHO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, SOCIAL E ECONÔMICO como estratégia para humanizar a agricultura familiar, promovendo a humanização dos atores que nela atuam, no caso, as mulheres rurais. Partindo do consenso de que: os problemas de relacionamento humano estão impedindo melhorias no trabalho, renda e qualidade de vida das famílias rurais, e ao desenvolvimento das organizações sociais; existe potencial para mudar isto, o projeto foi estabelecido em 04 Grupos de Mulheres da IECLB na zona rural, e 01 Associação de Mulheres Agricultoras Familiares. Observam-se resultados, entre outros: fortalecimento da organização social local; satisfação das mulheres por expressarem seu potencial criativo; fortalecimento da individualidade pela exposição de trabalhos ao público; criação de produtos locais e comercialização dos mesmos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.