Acúmulo de Fitomassa e Ciclagem de Macronutrientes por Leguminosas Herbáceas, no Município de Turmalina-MG.
PDF

Palavras-chave

Ciclagem
sustentabilidade
adubação verde

Como Citar

Borges Teodoro, R., Luiz de Oliveira, F., Natal da Silva, D. M., & Fávero, C. (2009). Acúmulo de Fitomassa e Ciclagem de Macronutrientes por Leguminosas Herbáceas, no Município de Turmalina-MG. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8304

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de quatro leguminosas utilizadas para adubação verde, no município de Turmalina-MG, quanto a produção de fitomassa e aporte de macronutrientes. O delineamento utilizado foi Blocos Inteiramente Casualizados com 4 repetições e 4 tratamentos: Mucuna Preta (Styzolobium aterrima), Mucuna Cinza (Styzolobium cinereum), Feijão de Porco (Canavalia ensiformis) e Lab-Lab (Dolichos labe-labe L.). Dentre as espécies estudadas a Mucuna Cinza obteve os maiores valores de aporte de nutrientes, acumulando 314,42; 28,67 e 138,27 kg ha-1 de N, P e K, respectivamente, além apresentar produção de 39,92 e 9,80 t ha-1 de fitomassa verde e seca. Contudo todas as demais espécies apresentam potencialidades para o uso da adubação verde na região.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.