Avaliação da Atividade Anti-helmíntica do Chenopodium ambrosioides Contra Trichostrongylideos de Ruminantes
PDF

Palavras-chave

Erva-de-santa-maria
endoparasitas
verminose
agroecologia.

Como Citar

Almeida, R. O. de, Furtado, S. K., Richter, E. M., Oliveira, C. N. G. de, Cerdeiro, A. P. dos S., & Schafhauser, E. (2009). Avaliação da Atividade Anti-helmíntica do Chenopodium ambrosioides Contra Trichostrongylideos de Ruminantes. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8302

Resumo

Foi realizado experimento no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA, utilizando Chenopodium ambrosioides. Os animais apresentavam infecção natural por Trichostrongylideos. O delineamento experimental foi composto por quatro lotes, de seis animais, das espécies bovina e ovina, que receberam 200ml e 60ml respectivamente, de infuso da Erva-de-santa-maria, via oral, cinco dias consecutivos. A avaliação da eficácia foi realizada por controle comparativo do número de ovos por grama de fezes (OPG) nos dias inicial, quinto, oitavo e décimo nos bovinos, e, inicial, quinto e oitavo nos ovinos. Nos bovinos, verificou-se aumento no quinto e oitavo dias, e, discreta redução no décimo dia. Nos ovinos, ocorreu redução no quinto dia e grande aumento no oitavo dia.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.