Avaliação da Gestão de Resíduos Orgânicos nas Unidades de Produção Vinculadas a Escola Família Agrícola em Nova Friburgo, RJ
PDF

Palavras-chave

reciclagem
pedagogia da alternância
educação ambiental
jovens rurais
lixo doméstico

Como Citar

Carvalho, A. da C., Aquino, A. M. de, Assis, R. L. de, Fonseca, M. F. A. da C., & Schuenck, R. J. (2009). Avaliação da Gestão de Resíduos Orgânicos nas Unidades de Produção Vinculadas a Escola Família Agrícola em Nova Friburgo, RJ. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8297

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir sobre os procedimentos utilizados pelas famílias agricultoras vinculadas ao Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, no que se refere a gestão dos resíduos orgânicos produzidos em suas residências/unidades de produção agrícola. Para isso foram entregues aos alunos questionário semi-estruturado para levantar informações acerca dos resíduos orgânicos produzidos em suas residências/unidades de produção agrícola, possibilitando entender como se dá a gestão dos resíduos orgânicos produzidos por estas unidades familiares, de forma a Ter subsídios para iniciar processo de problematização acerca da questão ambiental com os alunos. Conclui-se que os resíduos orgânicos são aproveitados de diferentes formas. Contudo, faz-se necessário estabelecer algum mecanismo para esclarecimento sobre as implicações do uso de esterco de animais domésticos, bem como do uso de restos de cultura de forma a não originar problemas fitossanitários.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.