Apicultura como Estratégia Econômica de Alternativa ao Cultivo do Tabaco na Agricultura Familiar
PDF

Palavras-chave

abelha
fumicultura
agroecossistema

Como Citar

WOLFF, L. F., GONÇALVES, M. M., & MEDEIROS, C. A. (2009). Apicultura como Estratégia Econômica de Alternativa ao Cultivo do Tabaco na Agricultura Familiar. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8293

Resumo

A apicultura é atividade importante em sistemas de produção familiar de base ecológica, garantindo polinização dos cultivos, produção de alimentos à família, inclusão social e geração de renda. Ações em apicultura foram inseridas no projeto 'Alternativas ao cultivo do tabaco para a agricultura familiar na zona Sul do Rio Grande do Sul', cujo objetivo foi avaliar, difundir e introduzir alternativas ao cultivo do tabaco nas propriedades familiares, técnica e economicamente viáveis e baseadas em princípios agroecológicos. A promoção da apicultura está se dando pela a implantação de unidades demonstrativas de apicultura e cursos práticos sobre manejo de colméias e produção de mel. Os cursos contaram com a participação de 692 agricultores e agricultoras da região e estão em implantação 6 unidades demonstrativas de apicultura em propriedades escolhidas de forma participativa com os demais parceiros e atendendo os aspectos técnicos agroecológicos e de sustentabilidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.