Avaliação de Área de Refúgio Para Manipular Populações de Carabidae (Coleoptera)
PDF

Palavras-chave

Controle biológico
Herbáceas
Predadores
Scarites
Stylosanthes.

Como Citar

Martins, I. C. F., Cividanes, F. J., Augusto, T., & Haddad, G. Q. (2009). Avaliação de Área de Refúgio Para Manipular Populações de Carabidae (Coleoptera). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8288

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a influência de área de refúgio presente no centro de uma cultura de soja na atratividade e distribuição de espécies do gênero Scarites, visando ao controle biológico conservativo. O experimento foi conduzido no Câmpus da UNESP Jaboticabal-SP, no período de dezembro/2008 e janeiro/2009. Foi estabelecido uma área de refúgio contendo quatro espécies de plantas herbáceas no centro de cultura de soja. As amostragens foram realizadas com armadilhas de solo. Duas espécies do gênero Scarites foram amostradas distribuindo-se na soja e no refúgio. A maior densidade desses besouros ocorreu no refúgio, principalmente na área com a presença da herbácea Stylosanthes spp.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.