Grupo de Agricultura Orgânica e Agroecologia, Espaço de Formação e Experiência em Agroecologia em Viçosa.
PDF

Palavras-chave

agroecologia
grupo estudantil
agricultura sustentável

Como Citar

Oliva Gimenez, B., Gonçalves Villela, F., Gomes dos Anjos, D., Maria Cardoso, I., Leandro Santos de Abreu, A., Bernardes de Almeida, F., Mancini Teixeira, H., Iwassawa Neves, T., Freitas Dourado, G., de Araújo Arista, A., Flávio Cardoso Wanick Lureiro de Sousa, T., Martins Teixeira, T., Verona C. Gonçalves, L., & Santiago Reis, J. (2009). Grupo de Agricultura Orgânica e Agroecologia, Espaço de Formação e Experiência em Agroecologia em Viçosa. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8281

Resumo

O Grupo de Agricultura Orgânica e Agroecologia (GAO) foi criado na Universidade Federal Viçosa (UFV) em 1998 por estudantes após retornarem de um estágio na Associação de Agricultores Orgânicos em São Paulo. O GAO é um grupo estudantil que procura realizar trabalhos voltados para uma agricultura mais sustentável, do ponto de vista prático e teórico, abordando temas ambiental, social, econômico e político, cobrindo uma lacuna deixada nos programas curriculares acadêmicos da UFV. O grupo possui uma área experimental (MATAGAO) onde são realizadas oficinas, encontros, debates e mutirões práticos com crianças da rede escolar local, pequenos agricultores, estudantes e professores da UFV e de outras universidades, demonstrando técnicas agrícolas mais acessíveis e sustentáveis dentro de um debate sociopolítico. O grupo se caracteriza por formar atores ligados ao enfoque agroecológico, sensíveis e críticos à necessidade de mudanças e construção de uma sociedade pluralista e mais justa.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.