Experiências com Oficinas Sobre Plantas Apícolas e Meliponícolas com Agricultores Familiares do Território do Recôncavo Baiano
PDF

Palavras-chave

educação ambiental
flora apícola
flora meliponícola.

Como Citar

SANTANA, A. L. A., DE JESUS, J. N., & VIEIRA, J. F. (2009). Experiências com Oficinas Sobre Plantas Apícolas e Meliponícolas com Agricultores Familiares do Território do Recôncavo Baiano. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8278

Resumo

O Território do Recôncavo Baiano apresenta um bioma rico em espécies vegetais de grande interesse para a criação de abelhas. As derrubadas e queima de árvores tem ocorrido com muita intensidade e a necessidade de recuperação dessas áreas, aumentando. Devido a isso, o Grupo de Pesquisa Insecta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia vem desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão, visando contribuir com a preservação e restauração das pequenas áreas de mata ainda existentes na região. As atividades extensionistas possibilitam estimular a conscientização quanto à preservação da mata que ocorre principalmente por meio de oficinas de plantas. Assim, foi possível atingir um grande número de agricultores familiares que atualmente desenvolvem, na grande maioria, a atividade de Apicultura e Meliponicultura. Objetivou-se neste trabalho, relatar a experiência do Grupo de Pesquisa nas capacitações sobre plantas apícolas/meliponícolas realizadas em municípios do Recôncavo Baiano.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.