Avaliação do Potencial nutritivo da Manipueira na dieta de ovinos deslanados
PDF

Palavras-chave

Manipueira
Co-produto da Mandioca
suplementação animal

Como Citar

Matos Almeida, S. R., Mendes da Silva, A., Pereira Lima, J., Matos Almeida, A. M., & Zacharias, F. (2009). Avaliação do Potencial nutritivo da Manipueira na dieta de ovinos deslanados. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8271

Resumo

O objetivo deste experimento foi avaliar o potencial nutritivo da Manipueira (água de mandioca) na alimentação de ovinos deslanados em terminação, assim como apresentar mais uma alternativa de utilização desse co-produto da fabricação de farinha de mandioca, cuja destinação inadequada o tornou um problema ambiental. O experimento foi realizado utilizando borregos desmamados, não castrados, com idade média de 120 dias, de acordo com os tratamentos (T) a seguir: T1 – Feno de gramínea + sal mineral (testemunha); T2 – Feno de gramínea + sal mineral + 250 ml/dia de manipueira; T3 – Feno de gramínea + sal mineral + 500 ml/dia de manipueira; T4 – Feno de gramínea + sal mineral + 750 ml/dia de manipueira; T5 – Feno de gramínea + sal mineral + 1.000 ml/dia de manipueira. Foi aplicado o delineamento experimental inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 5 repetições. Cada tratamento foi aplicado a um grupo de 5 ovinos, sendo que cada animal correspondeu a uma unidade experimental e uma repetição, distribuídos em baias individuais. Foram avaliadas as características de ganho de peso diário (GPD) e total (GPT) por animal, nos tratamentos. Foram obtidos para GPD e GPT, respectivamente, os seguintes valores: T1 – 11,07 g e 0,62 kg; T2 – 25,00 g e 1,40 kg; T3 – 20,36 g e 1,14 kg; T4 – 26,07 g e 1,46 kg; T5 – 17,14 g e 0,96 kg. Conclui-se, pelos resultados obtidos, que a manipueira pode ser utilizada na alimentação de ovinos, podendo contribuir para a melhoria da dieta, a um baixo custo. Entretanto, quanto à promoção de ganho de peso, para as variáveis avaliadas, não houve efeito significativo dos tratamentos, devido, possivelmente, ao elevado coeficiente de variação apresentado; fato que indica a necessidade da realização de novos experimentos, com maior número de repetições.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.