Efeito de Preparados Homeopáticos e Fitoterápicos sobre Anastrepha fraterculus em Condições de Laboratório
PDF

Palavras-chave

Óleos essenciais
Terapias não residuais
Mosca-das-frutas

Como Citar

Teixeira, R., Carissimi Boff, M. I., Gonzaga Ribeiro, L., Boff, P., & Zanuzo Zanardi, O. (2009). Efeito de Preparados Homeopáticos e Fitoterápicos sobre Anastrepha fraterculus em Condições de Laboratório. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8270

Resumo

A mosca-das-frutas é considerada a principal praga de fruteiras de clima temperado, sendo difícil o manejo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de preparados homeopáticos e óleos essenciais sobre Anastrepha fraterculus em laboratório. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Entomologia da Estação Experimental de São Joaquim, SC. Foram utilizados frutos de maçã cultivar “Fuji Suprema” para infestação da mosca-das-frutas. Foram realizados dois experimento sendo utilizados preparados homeopáticos de Cina marítima, nosódio de mosca triturada, Spigelia, Staphisagria e água destilada como controle, todos na 30 CH, sendo elaborados seguindo a regra da farmacopéia homeopática e a utilização de óleos essenciais de Arruda, Alecrim, Arnica e um tratamento controle com água destilada, respectivamente. Foi avaliado o número de pupas e adultos emergidos. Os tratamentos testados não apresentaram efeito significativo sobre infestação de mosca-das-frutas em laboratório.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.