Efeitos do extrato de alho sobre agentes causais da Antracnose (Elsinoe ampelina) e da Escoriose (Phomopsis viticola) da videira
PDF

Palavras-chave

Agricultura sustentável
controle alternativo
fitopatógenos
agroecologia.

Como Citar

Leite, C. D., Botelho, R. V., Faria, C. M. D. R., & Maia, A. J. (2009). Efeitos do extrato de alho sobre agentes causais da Antracnose (Elsinoe ampelina) e da Escoriose (Phomopsis viticola) da videira. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8264

Resumo

A ocorrência de fungos patogênicos pode causar depreciação qualitativa e quantitativa na cultura da videira. Desta forma, o controle alternativo torna-se essencial para a produção sustentável, principalmente para a agricultura familiar. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do extrato de alho (EA) sobre o crescimento micelial de Phomopsis viticola e Elsinoe ampelina e a severidade deste último fungo em condições de campo. Utilizou-se os seguintes tratamentos: 0; 5; 10; 15; 20; 25 e 30 mL L-1 de EA. Os quais foram acrescidos ao meio de cultura BDA (batata-dextrose-ágar) antes e após a sua esterilização à quente, durante 15 min. Os fungos foram inoculados através de discos 8 mm de diâmetro e incubados em câmara de crescimento a 24ºC e fotoperíodo de 16h. As avaliações ocorreram aos 3, 5, 7 e 9 dias após a inoculação, quando se mensurou o crescimento micelial (mm). No campo, pulverizou-se os referidos tratamentos acrescidos de 0,25% de óleo vegetal. Semanalmente, avaliou-se a severidade da antracnose da videira (E. ampelina). Observou-se nos dois ensaios efeito fungitóxico do extrato de alho no desenvolvimento de E. ampelina e P. viticola.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.