Difusão de Tecnologia Sustentável em Assentamento de Agricultura Familiar
PDF

Palavras-chave

Fossa séptica biodigestora
saneamento
extensão
agroecologia

Como Citar

Binotti, T. C., & Costa, M. B. B. da C. M. (2009). Difusão de Tecnologia Sustentável em Assentamento de Agricultura Familiar. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8259

Resumo

O presente trabalho objetivou difundir a tecnologia de fossa séptica biodigestora no assentamento Fazenda Monte Alegre. As ações para alcançar tal objetivo foram levantar os problemas socioambientais dos agricultores do assentamento; envolvê-los quanto à problemática dos recursos hídricos, quanto à importância do saneamento adequado e do uso de fossa séptica biodigestora; e construção de uma unidade demonstrativa de fossa séptica biodigestora, que serviria de modelo a ser reproduzido. Foi utilizada metodologia participativa. Após um ano da construção da unidade demonstrativa, foram construídas 14 fossas sépticas biodigestoras no assentamento. Os passos deste trabalho podem ser utilizados para difusão de outras tecnologias sustentáveis em assentamentos de agricultura familiar.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.