Construindo um Novo Olhar Sobre a Realidade Rural Através do Programa Residência Agrária
PDF

Palavras-chave

Estágio de Vivência de Campo. Agroecologia. Pesquisa Participativa. Construção Social de Conhecimentos.

Como Citar

Abrantes, K. K. de J. A. K., Aires, K. da S. A. K., & Castelo, K. K. de J. A. C. K. (2009). Construindo um Novo Olhar Sobre a Realidade Rural Através do Programa Residência Agrária. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8247

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido no Programa Residência Agrária – PRA, localizado no Centro de Ciências Agrárias - CCA, Universidade Federal do Ceará – UFC, e objetivou apresentar as atividades desenvolvidas pelas bolsistas de extensão e de iniciação acadêmica na sede do Programa e nas áreas de assentamentos rurais. Utilizou-se para a coleta de dados o método de pesquisa qualitativa, a observação participante, a observação in loco e registros através de trocas de conhecimento com alunos e professores que vivenciam as atividades no mesmo. O estudo concluiu que a participação enquanto bolsistas proporcionou maior envolvimento com as temáticas abordadas, enriquecendo os conhecimentos adquiridos na graduação e despertando para questões sócio-ambientais, agroecológicos e metodologias participativas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.