Influência do Manejo de Plantas Espontâneas Sobre Mesofauna Edáfica Associada ao Cultivo do Vimeiro no Planalto Catarinense
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
Entomofauna
Insetos de solo

Como Citar

Nunes, M. Z., da Rosa, J. M., Philippus, R. L., & Boff, M. I. C. (2009). Influência do Manejo de Plantas Espontâneas Sobre Mesofauna Edáfica Associada ao Cultivo do Vimeiro no Planalto Catarinense. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8232

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de realizar levantamento comparativo da diversidade de entomofauna associada a vimais conduzidos sob sistema orgânico e convencional. Ambos os vimais localizaram-se no município de Lages, SC, e eram constituídos por diversas cultivares do gênero Salix. Em cada vimal foram demarcados aleatoriamente oito pontos de amostragem. As coletas foram realizadas através de armadilhas de solo do tipo pit-fall. Resultados obtidos demonstraram que o vimal conduzido sob o sistema agroecológico abrigou menor diversidade de insetos em comparação do sistema convencional. Independentemente do sistema de cultivo o maior número de indivíduos capturado pertenceu a família Carabidae. Insetos adultos pertencentes e esta família são considerados bons predadores de ovos, larvas e pupas de insetos praga.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.