Efeito de Diferentes Coberturas Vegetais Sobre a Mesofauna Edáfica em Manejo Agroecológico.
PDF

Palavras-chave

fauna do solo
leguminosas
biodiversidade do solo

Como Citar

Rossi, C. Q., Nobre, C. P., Coelho, C. P., Benazzi, E. dos S., Rodrigues, K. de M., & Correia, M. E. F. (2009). Efeito de Diferentes Coberturas Vegetais Sobre a Mesofauna Edáfica em Manejo Agroecológico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8230

Resumo

Os organismos do solo são responsáveis por transformações físicas e químicas dos resíduos orgânicos que são depositados no solo, tendo grandes implicações para a fertilidade do solo sob manejo orgânico. O trabalho objetivou avaliar a diversidade e composição da mesofauna do solo sob diferentes coberturas vegetais em manejo agroecológico de produção. O estudo foi realizado na área do Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA), em Seropédica-RJ. Foram avaliadas 4 coberturas vegetais, sendo três leguminosas (Crotalaria juncea, Mucuna aterrina e Flaemingea macrophylla), e uma poacea, o milho (Zea mays). A coleta do solo foi realizada com o auxilio de uma sonda com 10 cm de altura por 8,3 cm de diâmetro. As amostras de solo foram transferidas para uma bateria de extratores Berlese-Tüllgren por um período de 7 dias e após isso foi realizada a triagem. Os grupos Acari e Formicidae foram os mais representativos nas áreas amostradas. F. macrophylla foi a leguminosa que favoreceu a comunidade da mesofauna com maior número de diferentes grupos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.