Experiências em Manejo de Resíduos e Dejetos através da Compostagem
PDF

Palavras-chave

composto orgânico
reciclagem
adubação orgânica

Como Citar

Santos, I. M. dos, Richter, A. S., Correa, A. G., & Perboni, H. A. (2009). Experiências em Manejo de Resíduos e Dejetos através da Compostagem. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8228

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar experiências práticas com o manejo de resíduos e dejetos orgânicos através da compostagem, desde 2006, no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA, Pinhais, PR. Embora as qualidades do composto orgânico sejam reconhecidas amplamente, a sua produção é uma prática pouco adotada pelos agricultores familiares, em grande parte fruto da idéia de que seja difícil ou trabalhoso. A compostagem no CPRA, além de gerar fertilizante orgânico, reciclar nutrientes e materiais, reduzindo impactos ambientais, também visa adaptar tecnologias e simplificar o processo, para gerar informações que possam ser divulgadas através de capacitação de grupos de agricultores, técnicos, estudantes, professores e pesquisadores. Desta forma, pretende-se ampliar a adoção desta prática por parte dos agricultores familiares, especialmente aqueles em processo de transição para uma agricultura de base ecológica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.