Resumo
O manejo orgânico do solo pode favorecer a maior estabilidade dos agregados do solo de maior tamanho. Este estudo teve como objetivo avaliar a distribuição dos agregados do solo e o diâmetro médio ponderado (DMP) em diferentes sistemas de produção orgânica. Foram selecionadas cinco áreas: sistema agroflorestal (SAF); cultivo de figo; consórcio maracujá – Desmodium sp; cultivo de milho em preparo convencional do solo (PC) e cultivo de berinjela, em plantio direto (PD). Foram coletadas amostras de solo indeformadas nas profundidades de 0-5 e 5-10 cm, nas quais foi avaliada a estabilidade dos agregados estáveis em água e calculado o DMP. Também foi avaliada a distribuição da massa dos agregados em cada classe de peneira. A maior massa de agregados encontra-se na classe de 2.00 mm, sendo observado os menores valores no PC e, consequentemente, os menores valores de DMP. O manejo orgânico nas áreas de PD e SAF propicia agregados de maior tamanho e maior DMP (5-10 cm).Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.