Produção de forragem e composição química da Pornunça cultivada em propriedades familiares de Petrolina/PE.
PDF

Palavras-chave

Euforbiáceas
Manihot
híbrido natural
composição química
cortes sucessivos.

Como Citar

Silva, A. F., Santos, A. P. G., Oliveira, A. P. D. de, Moraes, S. A. de, & Santana, L. M. de. (2009). Produção de forragem e composição química da Pornunça cultivada em propriedades familiares de Petrolina/PE. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8208

Resumo

A pornunça é uma planta da família das Euforbiáceas, considerada híbrido natural da mandioca (Manihot esculenta) com a maniçoba (Manihot glaziovii).O objetivo do presente estudo foi avaliar a produção de forragem e a composição química da Pornunça cultivada em propriedades familiares do município de Petrolina/PE. Foram plantadas mudas de pornunça com seis meses de idade em espaçamento 2 x 1,0m e o corte da parte aérea uma ou duas vezes ao ano para a confecção de feno e posterior aproveitamento na alimentação animal pela comunidade. Apesar de ter sido feita análise de solo, optou-se por não adicionar elementos externos mantendo-o com a fertilidade natural para esta avaliação. A produção de forragem da parte aérea da pornunça variou de 3,54 ton.ha-1 no primeiro ano, com apenas um corte a 27,17 ton.ha-1.de matéria original no terceiro ano com a realização de dois cortes anuais. A forragem obtida no segundo corte apresentou 50,42% a 63,42% de folhas e 36,58% a 49,58% de ramos. O ramo é o órgão que menos acumulou os macroelementos enquanto o limbo é o órgão da pornunça que acumulou mais macroelementos, apresentando em média 43,44 g.kg-1 de N, 2,01 g.kg-1 de P, 8,38 g.kg-1 de Ca, 3,35 g.kg-1 de Mg e 1,65 g.kg-1 de S.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.