Avaliação do uso de adubo orgânico nas culturas de milho e feijão caupi em barragem subterrânea
PDF

Palavras-chave

água de chuva
esterco
produtividade

Como Citar

Melo, R. F. de M. R., Brito, L. T. de L. B. L., Pereira, L. A. P. L., & Anjos, J. B. dos A. J. (2009). Avaliação do uso de adubo orgânico nas culturas de milho e feijão caupi em barragem subterrânea. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8206

Resumo

Resumo: Com objetivo de avaliar o efeito do uso de adubo orgânico nas características químicas do solo e na produtividade do milho e do feijão caupi, cultivadas em barragens subterrâneas, foram aplicados em fundação, 3 L de esterco de caprinos por metro linear, nas linhas de plantio de cada cultura. O ensaio foi conduzido no campo experimental da Embrapa Semi-Árido no período chuvoso, com o plantio realizado em março de 2007. As análises químicas do solo foram realizadas antes do plantio e aos 60 dias após a aplicação do esterco. Conforme resultados obtidos, foi possível constatar o efeito do esterco na fertilidade do solo, principalmente relacionado ao teor de fósforo e, conseqüentemente, na produtividade das culturas, com aumentos de 85% para o milho e de 101% para o feijão caupi, quando comparados com a produtividade obtida sem esterco. O uso de adubo orgânico em sistemas agrícolas de base agroecológica, como nas barragens subterrâneas, pode contribuir significativamente para aumentar a produção de alimentos e reduzir os riscos de perda de safra associados às irregularidades das chuvas, devido a matéria orgânica aumentar a absorção de água no solo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.