Produção de sementes de trigo com insumos de base ecológica
PDF

Palavras-chave

Triticum aestivum
biofertilizante
produtividade

Como Citar

Bevilaqua, G. A. P., Schwengber, J. E., & Marques, R. L. L. (2009). Produção de sementes de trigo com insumos de base ecológica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8204

Resumo

A área de cultivo de sistemas de base ecológica tem aumentado acima de 30% ao ano. Nesta, são utilizadas sementes de variedades desenvolvidas para sistemas que utilizam insumos químicos, fertilizantes e agrotóxicos, bem como não existem sementes ecológicas, dificultando a certificação dos produtores orgânicos. O objetivo desse trabalho foi verificar o efeito do manejo do solo e de tratamentos com caldas e biofertilizantes sobre a sanidade das plantas e o rendimento de sementes de trigo, cv. Embrapa 40. O trabalho foi conduzido na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, RS. Foram utilizados os tratamentos torta de mamona e cama de frango, combinados com caldas sulfocálcica e bordaleza, humus líquido de minhoca e biofertilizante supermagro. O tratamento cama de aviário + biofertilizante supermagro apresentou produtividade compatível com sistemas convencionais de produção. As caldas protetoras e biofertilizante supermagro não mostraram efeito sobre a ferrugem da folha. A cv. Embrapa 40 pode ser indicada para produção de sementes em sistemas de base ecológica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.