Efeito da Aplicação de Trichoderma harzianum na Supressão de Doenças e no Desenvolvimento de Mudas de Eucalipto
PDF

Palavras-chave

Fitopatologia
Controle microbiano de doenças de plantas
Formulação de produtos biológicos

Como Citar

Lohmann, T. R., Paulino, B. V., Yamamoto, S., Lopes, R. B., Fonseca, E. D. da, & Mascarin, G. M. (2009). Efeito da Aplicação de Trichoderma harzianum na Supressão de Doenças e no Desenvolvimento de Mudas de Eucalipto. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8203

Resumo

As doenças que ocorrem em viveiros de mudas de eucalipto ocasionam perdas no sistema de produção, gerando prejuízos às empresas produtoras de mudas. As doenças mais comuns são podridões de estacas e manchas foliares. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a ação do fungo Trichoderma harzianum no controle destas doenças e no desempenho das mudas de eucalipto. Os tratamentos consistiram na aplicação do produto Trichodermil, à base de T. harzianum, em duas formulações – WP e SC. Os parâmetros avaliados foram: mancha foliar de Cylindrocladium, enraizamento de mudas, secamento de ponteiros, altura de parte aérea, comprimento de raízes, massas secas de parte aérea e raízes. Observou-se diminuição da incidência de manchas foliares ocasionadas por Cylindrocladium sp. nos tratamentos com Trichodermil, tanto WP como SC. Para as demais características avaliadas, não se observou efeito da aplicação de Trichodermil.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.