Utilização de Bambusa vulgaris e Bambusa tuldoides na montagem de sistemas de irrigação localizada
PDF

Palavras-chave

irrigação
localizada
bambu
cultivo
orgânico.

Como Citar

Souza, D. G. (2009). Utilização de Bambusa vulgaris e Bambusa tuldoides na montagem de sistemas de irrigação localizada. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8200

Resumo

O trabalho demonstra a instalação de um sistema alternativo de irrigação localizado, em área experimental da Fazendinha Agroecológica da UFRRJ/Embrapa, com o intuito de demonstrar a viabilidade dessa nova tecnologia a pequenos agricultores descapitalizados. A linha de distribuição e os ramais foram montados a partir de dutos feitos com as espécies: Bambusa vulgaris e Bambusa tuldoides, respectivamente. Para confecção das conexões foram reutilizadas câmaras de ar e pedaços de canos descartados por borracharias e construções. O mecanismo aplicador de água foi confeccionado com metade da haste de cotonetes para facilitar as práticas de manutenção e análise ao longo do experimento. Escolheu-se implantar a cultura do pimentão por gerar rendimento satisfatório em pequeno cultivo e por ter espaçamento comum a outras culturas que se beneficiarão do sistema no ano agrícola. Foram feitas análises sobre: a pressão de serviço ao longo do sistema e a redução de custo em relação a modelos convencionais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.