Observações de Plantio Direto e Convencional na Integração Lavoura-Pecuária em Sistemas Agroecológicos
PDF

Palavras-chave

sistemas de produção
agroecologia
produção orgânica

Como Citar

Benassi, D. A., Richter, A. S., Wilhelm, V., Richter, E. M., & Ahrens, D. (2009). Observações de Plantio Direto e Convencional na Integração Lavoura-Pecuária em Sistemas Agroecológicos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8195

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações obtidas com Plantio Direto (PD) e Plantio Convencional (PC) na Integração Lavoura-Pecuária em Sistemas Agroecológicos, no Centro Paranaense de Referencia em Agroecologia – CPRA, Pinhais, PR. Desde 2006, vem sendo testado o cultivo de grãos (verão) integrados com pecuária de leite (inverno), sob plantio direto e convencional, a fim de responder às principais indagações, além de desenvolver tecnologias mais adequadas aos sistemas agroecológicos. Os resultados obtidos demonstraram que, nos primeiros anos de transição do modelo convencional para agroecológico, o PD apresenta menor produtividade e maior incidência de plantas espontâneas de difícil controle, quando comparado ao PC, apesar de menor custo de produção e maior relação benefício/custo. No entanto, é necessário ampliar o tempo de avaliação dos trabalhos, para que obter-se resultados mais conclusivos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.