Controle de Cupim-de-montículo (Isoptera: Termitidae) em Pastagens com Uso de Produtos Biológicos à Base de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae
PDF

Palavras-chave

Entomologia agrícola
controle microbiano de insetos
fungos entomopatogênicos

Como Citar

Lohmann, T. R., Paulino, B. V., Lopes, R. B., & Mascarin, G. M. (2009). Controle de Cupim-de-montículo (Isoptera: Termitidae) em Pastagens com Uso de Produtos Biológicos à Base de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8193

Resumo

Cupinzeiros-de-montículo depreciam o valor de áreas com pastagens infestadas e são de difícil controle. Assim, o presente trabalho teve por objetivo estudar o controle biológico de cupins-de-montículo, avaliando o efeito de produtos à base dos fungos entomopatogênicos B. bassiana e M. anisopliae. Foram utilizados os isolados ESALQ-1037 de M. anisopliae e ESALQ-PL63 de B. bassiana. Os tratamentos consistiram no emprego de produtos formulados em pó molhável e no uso de conídios puros. Os resultados mostraram que o controle foi eficiente em cupinzeiros com até 50 cm de altura, alcançando até 100% de mortalidade no tratamento com conídios puros de B. bassiana. Quando comparados, B. bassiana apresentou maior mortalidade de cupinzeiros em relação a M. anisopliae.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.