Diagnóstico Sanitário da Produção de Queijo Minas Artesanal em uma Propriedade Rural Localizada no Distrito de Nova Esperança – MG
PDF

Palavras-chave


segurança alimentar
higiene
saúde pública

Como Citar

Diniz, T. T., Moura Cruz, A. L. de, Paulo, P. D. de, VIEIRA, V. A., & DE ALMEIDA, A. C. (2009). Diagnóstico Sanitário da Produção de Queijo Minas Artesanal em uma Propriedade Rural Localizada no Distrito de Nova Esperança – MG. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8189

Resumo

No dia 03 de novembro de 2008, realizou-se um diagnóstico na cadeia produtiva do queijo minas artesanal em uma propriedade rural localizada no distrito de Nova Esperança - MG. Para a realização da pesquisa foram realizadas entrevistas com os funcionários da propriedade e coletaram cinco amostras de queijo, duas amostras do leite e três amostras da água. Foram realizadas análises de coliformes termotolerantes para água, analise para detecção de bactérias pisicotróficas nas amostras de leite e nas amostras de queijo foram realizadas a determinação de coliformes termotolerantes, Staphylococcus coagulase positiva e de Salmonella. As amostras de leite e água estão dentro do padrão e todas as amostras de queijo analisadas encontraram-se fora dos padrões de consumo. Os resultados evidenciam que houve falhas no processo de fabricação do queijo havendo a necessidade de melhoria do produto artesanal. Visando assim, garantir a qualidade do queijo e a segurança do consumidor.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.