Danos e Dispersão do Gorgulho Conotrachelus sp. em Goiabeira Serrana (Acca sellowiana) sob Monocultivo e Ecossistemas “Capões”
PDF

Palavras-chave

Palavras-chaves
Feijoa
sistema de cultivo
dispersão.

Como Citar

Luckmann, A. B., da Rosa, J. M., & Boff, P. (2009). Danos e Dispersão do Gorgulho Conotrachelus sp. em Goiabeira Serrana (Acca sellowiana) sob Monocultivo e Ecossistemas “Capões”. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8186

Resumo

O gorgulho Conotrachelus sp. é praga recente em goiabeira serrana, planta nativa do sul do Brasil, perfurando frutos e tornando-os impróprios para comercialização. O objetivo deste estudo foi avaliar a incidência de danos de Conotrachelus sp. em frutos oriundos do hábitat natural –capões- comparativamente a monocultivo, e sua forma de dispersão no pomar. O estudo foi conduzido, na safra 2008/2009, na estação da Epagri de Lages – monocultivo, e em oito propriedades rurais da região do Planalto Serrano Catarinense - capões. Foram coletados 50 frutos de cada propriedade e realizadas as avaliações contando o número de furos por fruto. Para estudar a dispersão, copas de plantas foram ajustadas a 3 distâncias diferentes. A severidade de danos foi maior em monocultivo, bem como a incidência de ataque de 98% e média de 50%, respectivamente, em frutos do monocultivo e “capões”. A dispersão não ocorreu via fuste. Maior quantidade de gorgulhos foi verificada em copas mais adensadas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.