Construção e uso dos indicadores de sustentabilidade sociais e econômicos em agroecossistemas tradicionais: onde estamos?
PDF

Palavras-chave

agroecologia
sustentabilidade
medição

Como Citar

Mendonça, M. A. F. C., & Muniz, J. N. (2009). Construção e uso dos indicadores de sustentabilidade sociais e econômicos em agroecossistemas tradicionais: onde estamos?. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8184

Resumo

Este artigo retoma o estudo sobre o uso e a construção de indicadores. A análise, fundamentada em três artigos usualmente referenciados na construção de indicadores para agroecossistemas, se desenvolve pela aplicação dos conceitos de validade, de confiabilidade e de uniformidade entre os indicadores. Os resultados revelam duas situações: a vulnerabilidade teórica e metodológica na construção dos indicadores e a reduzida freqüência de referência aos indicadores sociais e econômicos associadas à concepção segmentada dos mesmos, o que permite inferir sobre alternativas de pesquisas futuras.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.