Agricultura Familar nas Várzeas do Alto Rio Amazonas
PDF

Palavras-chave

Pequenos agricultores
Sistemas agroflorestais
comunidade de Várzea
Amazônia

Como Citar

PINTO, I. C., & MACEDO, R. L. G. (2009). Agricultura Familar nas Várzeas do Alto Rio Amazonas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8182

Resumo

O objetivo deste trabalho foi de verificar o conhecimento tradicional, o uso e manejo dos ecossistemas de várzeas pelos agricultores familiares, da comunidade São José, município do Careiro da Várzea- AM. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, os procedimentos adotados foram os seguintes: levantamento bibliográfico, questionário, entrevista estruturada e semi-estruturada e diário de campo. Os dados coletados foram tabulados e analisados através de estatística descritiva conforme média e freqüências obtidas dos dados.Os principais produtos agrícolas cultivados na comunidade forão:alface (Lactuca sativa), chicória (Eryngium foetidum), couve (Brassica oleracea var. Acefhala), coentro (Coriandrum sativum),pepino (Cucumis sativus) e cebolinha (Allium schoenoprasum) que garantem a maior parte da renda dos agricultores. A comunidade esta assentada em uma típica área de várzea, praticantes da agricultura familiar centrada em sistemas agroflorestais tradicionais, constituídos dos subsistemas lago, floresta e roça que são responsáveis pela sustentabilidade socioeconômica da localidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.