Projeto de Desenvolvimento Sustentável – PDS e Novas Formas de Assentamentos - Uma Sistematização do Caso do Pré-Assentamento Professor Luiz D. Macedo – Apiaí-SP.
PDF

Palavras-chave

Reforma Agrária
Agroecologia
Pesquisa Participante
Desenvolvimento Sustentável
Políticas Públicas

Como Citar

Kawakami, A. Y., & Ribas, C. E. D. C. (2009). Projeto de Desenvolvimento Sustentável – PDS e Novas Formas de Assentamentos - Uma Sistematização do Caso do Pré-Assentamento Professor Luiz D. Macedo – Apiaí-SP. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8172

Resumo

Este estudo de caso foi realizado na região do Vale do Ribeira, no município de Apiaí-SP. E teve como objetivo geral contribuir para o processo de sistematização de um novo modelo de assentamento na perspectiva da adoção da Agroecologia como matriz tecnológica e como objetivos específicos: levantar os elementos para constituição do PDS-Prof. Luiz D. Macedo; criar subsídios durante sua implantação de tal forma a sugerir balizamentos para novos assentamentos e fazer associação dos objetivos anteriores com o debate em torno da conservação da Mata Atlântica na região do Vale do Ribeira. As considerações finais foram que para constituir assentamentos sustentáveis; todos os atores envolvidos, poder público, organizações de luta dos trabalhadores e os próprios assentados; se preocupem com: organização dos assentados, as condições básicas de infraestrutura e a Assessoria Técnica Social e Ambiental, capacitada e direcionada para o desenvolvimento Agroecológico do assentamento.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.