Avaliação In Vitro de Produtos Fitossanitários Alternativos Sobre Esporos de Bacillus thuringiensis var. kurstaki
PDF

Palavras-chave

Bacillus thuringiensis
Controle alternativo
Manejo integrado de pragas

Como Citar

Martinelo, L., Lozano da Silva, E. R., Angeli Alves, L. F., Formentini, M., Thomazoni, D., Marchese, L. P., & Potrich, M. (2009). Avaliação In Vitro de Produtos Fitossanitários Alternativos Sobre Esporos de Bacillus thuringiensis var. kurstaki. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8168

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito de produtos fitossanitários alternativos (PFA) sobre a germinação dos esporos Btk. Foram utilizados os produtos nas concentrações recomendada (CR), metade (½CR) e dobro desta (2CR). Estes foram misturados com água destilada esterilizada e ao caldo nutriente (CN) e inoculadas com Btk. As avaliações foram feitas quantificando-se as UFC 14 à 18h após inoculação. Mattan Plus® foi o único que não afetou a germinação dos esporos, tanto na ½CR como na CR quando misturado à água destilada, e nas três concentrações quando misturado com CN. Stubble-Aid® quando misturado com água, e Agro-Mos® quando misturado com caldo nutriente, provocaram a redução da germinação proporcional ao aumento da concentração.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.