Produção de Serapilheira e Retorno de Nutrientes ao Solo pela Espécie Eucalyptus urograndis
PDF

Palavras-chave

Biomassa
ciclagem
transferência de macronutrientes

Como Citar

Vieira, J. A. G., Teixeira, M. B., Loss, A., Lima, E., & Zonta, E. (2009). Produção de Serapilheira e Retorno de Nutrientes ao Solo pela Espécie Eucalyptus urograndis. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8159

Resumo

A dinâmica da liberação de nutrientes da serapilheira em sincronia com as necessidades das plantas, associado às variações sazonais do clima, pode contribuir para a formulação de modelos para manejo sustentável de plantios florestais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de serapilheira e a devolução de nutrientes ao solo por esta via na espécie Eucalyptus urograndis. A coleta da serapilheira teve início em maio/2007, sendo coletada mensalmente até abril/2008. Após ter sido seca a 60 °C, o material foi moído e neste, determinado os teores de N, P, K, Ca e Mg. A produção mensal de serapilheira teve seu pico nos meses mais quentes, sendo a transferência de nutrientes via serapilheira ao solo determinada pela sazonalidade verificada na produção da serapilheira. O N foi o elemento mais representativo, seguido pelo Ca, K e Mg. O P foi o elemento que apresentou a menor concentração. O N e Ca são de maior expressão na serapilheira do E. urograndis para transferência ao solo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.