Comportamento de leitões criados ao ar livre: diferenças raciais
PDF

Palavras-chave

Suínos ao ar livre

Como Citar

Martendal, A., Hötzel, M. J., Sommavilla, R., Leite, S. de A., Dalla Costa, O. A., & Machado Filho, L. C. P. (2009). Comportamento de leitões criados ao ar livre: diferenças raciais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8157

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de alguns elementos do padrão comportamental durante a amamentação de 18 leitegadas de duas raças que sofreram diferentes intensidades de pressão de seleção para características de produtividade. Os Leitões oriundos de matrizes F1 apresentam maior freqüência de comportamentos de amamentação e de forrageio – pastando e fuçando – do que leitões da raça Moura. Esse repertório comportamental é condizente com a maior necessidade de nutrientes para atender o maior crescimento nas raças selecionadas para alta produtividade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.