Mesofauna Associada ao Cultivo do Vimeiro no Planalto Catarinense
PDF

Palavras-chave

insetos
biodiversidade
vime
sistema de cultivo

Como Citar

Philippus, R. L., da Rosa, J. M., Nunes, M. Z., & Boff, M. I. C. (2009). Mesofauna Associada ao Cultivo do Vimeiro no Planalto Catarinense. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8154

Resumo

No Planalto Serrano Catarinense o vime é tradicionalmente cultivado por pequenos agricultores. Recentemente a demanda por peças em artesanato fino afetou o sistema de cultivo pela introdução de insumos industrializados e práticas com conseqüências para a mesofauna. Este trabalho objetivou realizar levantamento dos insetos associados ao vimeiro cultivado sob o sistema agroecologico. O levantamento foi conduzido entre o período de agosto de 2008 a abril de 2009 em dois vimais identificados como Unidades de Observação (UOs). Na UO2 o manejo das plantas espontâneas ocorreu por roçada e na UO1 foi por capinas intensivas. A coleta dos insetos foi quinzenal e realizada em pontos demarcados entre as plantas de vime utilizando rede entomológica. No laboratório os insetos foram alfinetados e taxonomicamente separados. O número total de insetos coletados foi de 284 na UO2 e 238 na UO1 e pertencem a nove ordens. A UO2 apresentou maior diversidade de insetos em relação à unidade de observação um.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.