Resumo
Atualmente ocorre no Brasil, uma expansão do mercado emergente de algodão de fibras coloridas envolvendo principalmente pequenos produtores orgânicos através da agricultura familiar. Assim, este trabalho teve por objetivo estudar a influência das cultivares BRS 200 Marrom, BRS Rubi, BRS Safira e BRS Verde de algodoeiro de fibra naturalmente colorida sobre aspectos biológicos do pulgão Aphis gossypii. O experimento foi conduzido em condição ambiental controlada e as ninfas do pulgão foram mantidas em discos foliares acondicionados em placas de Petri, suspensos em ágar-água. Os substratos alimentares estudados influenciaram o desenvolvimento do pulgão, sendo obtidas diferenças nos parâmetros biológicos avaliados. A maior duração da fase ninfal e a menor produção de ninfas por fêmea foram proporcionadas pela cultivar BRS 200 Marrom em relação às cultivares estudadas. Dessa forma, essa cultivar apresentou-se menos adequada para o desenvolvimento de A. gossypii.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.