Uso de Extratos Vegetais in vivo no Controle da Severidade de Alternaria solani e na Produtividade do Tomateiro
PDF

Palavras-chave

Lycopersicon esculentum Mill.
pinta preta
controle alternativo.

Como Citar

Ocom Menezes, V., Cardoso Pedroso, D., Dill, A. M., Feliciano dos Santos, R., Müller, J., Jungues, E., Brião Muniz, M. F., & Blume, E. (2009). Uso de Extratos Vegetais in vivo no Controle da Severidade de Alternaria solani e na Produtividade do Tomateiro. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8145

Resumo

Este estudo teve por objetivo testar o efeito de extratos vegetais de alecrim, alho, capim-limão, carqueja e gengibre, todos a uma concentração de 10%, além do fungicida Mancozeb (2g/L) e a Testemunha (água), no controle da severidade de A. solani em plantas de tomateiro e na sua produtividade. O experimento foi realizado em estufa plástica e as mudas de tomateiro, cultivar Ogata Fukuju, foram transplantadas aos 27 dias após semeadura (DAT). A aplicação dos tratamentos iniciou aos 47 dias após transplante e estendeu-se até a colheita, totalizando oito aplicações. A inoculação foi realizada 49 (DAT), na concentração de 3,4 x 105 conídios mL-1 e, o isolado de A. solani foi obtido a partir de folhas de tomateiro infectado. Foram realizadas avaliações de severidade da doença e de produtividade. Todos os tratamentos apresentaram um valor de AACPD estatisticamente menor do que o valor encontrado para a testemunha. A utilização de extrato de gengibre pode ser uma opção para controle de pinta preta em cultivos orgânicos de tomate, já que resulta em níveis de severidade e produtividade similares aos obtidos com fungicida.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.