Produção e qualidade da biomassa de diferentes genótipos de capim-elefante cultivados para uso energético
PDF

Palavras-chave

Pennisetum purpureum schum
Agroenergia
lignina.

Como Citar

Morais, R. F., Zanetti, J. B., Jantalia, C. P., Boddey, R. M., Alves, B. J., & Urquiaga, S. (2009). Produção e qualidade da biomassa de diferentes genótipos de capim-elefante cultivados para uso energético. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8143

Resumo

A cultura de capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) é altamente eficiente na fixação de CO2 (gás carbônico) atmosférico durante o processo de fotossíntese para a produção de biomassa vegetal. Por ser uma espécie de rápido crescimento, a biomassa de capim-elefante apresenta alto potencial para uso, não apenas na alimentação de animais, mas também como fonte de energia alternativa. O objetivo do presente estudo foi avaliar a produção e a qualidade de biomassa de diferentes genótipos de capim-elefante cultivados para uso energético. O experimento foi implantado em junho de 2005, numa na área experimental pertencente à empresa Samarco Mineração, Anchieta – ES, num Argissolo de textura média. Foram avaliados cinco genótipos de capim elefante: Cameroon, Gramafante, CNPGL F06-3, CNPGL F79-2 e Bag 02, crescendo sob duas doses de N fertilizante (0 e 50 kg de N ha-1). Foi avaliada a produção de biomassa, o conteúdo de nutrientes no tecido das plantas (Ca+2, Mg+2, P e K+), e os teores de fibras, lignina, celulose e cinzas. Não foi verificada significância estatística para todas as variáveis em estudo quanto à aplicação da dose de 50 kg de N ha-1. Todos os genótipos apresentaram produção de biomassa acima de 45 Mg ha-1 em 18 meses de cultivo, com exceção do genótipo Gramafante. Em relação à qualidade da biomassa, os teores de fibras estiveram bem elevados em todos os genótipos.Os teores de cinzas estiveram abaixo dos níveis críticos para uso energético. Os genótipos mais indicados para produção de energia alternativa foram CNPGL F79-2, Cameroon, CNPGL F06-3.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.