AGRICULTURA NA RESERVA EXTRATIVISTA CAZUMBÁ IRACEMA, ACRE
PDF

Palavras-chave

Agrofloresta
Amazônia
agrobiodiversidade

Como Citar

siviero, amauri, Haverroth, M., & Evangelista, R. C. (2009). AGRICULTURA NA RESERVA EXTRATIVISTA CAZUMBÁ IRACEMA, ACRE. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8141

Resumo

O sistema de produção rural na Reserva Extrativista Cazumbá Iracema, Acre foi analisado, entre 2007 e 2008, através de visitas técnicas em 34 agricultores, aplicação de questionários e dados secundários. Os agricultores familiares exploram diversos agroambientes como: floresta, roçados, capoeiras, quintais, pastagens e açudes. A agrobiodiversidade está presente na Reserva nas formas da diversidade agrícola de espécies detectadas, sistema de trocas entre famílias e rica variabilidade intra-específica. Não se emprega tecnologia, uso de máquinas e equipamentos e insumos agrícolas. Foram detectadas práticas agroecológicas para tratamento fitossanitário. A renda familiar é diversificada e composta notadamente pela venda de farinha, banana, animais, madeira, castanha, borracha, salários públicos. Este estudo revelou a integração harmônica de atividades como: coleta, caça e pesca e a agricultura numa associação de diversos cultivos e criações em agroambientes distintos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.