Tipificação da Agricultura na Comunidade Camponesa São Judas Tadeu no Município de Montanha - ES
PDF

Palavras-chave

Agrobiodiversidade
Diversidade alimentar
Produção agroecológica.

Como Citar

Konoski, S. R., & Da-Silva, V. L. (2009). Tipificação da Agricultura na Comunidade Camponesa São Judas Tadeu no Município de Montanha - ES. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8138

Resumo

A tipificação das famílias auxiliará na construção do projeto de desenvolvimento sustentável da comunidade que está sendo construída pelo Movimento dos Pequenos Agricultores, para isso a identificação das técnicas agroecológicas de produção tem grande importância. Portanto o objetivo deste trabalho foi tipificar a comunidade de São Judas Tadeu do município de Montanha - ES. Neste estudo de caso, realizaram-se entrevistas pré-estruturadas, mapeamento da agrobiodiversidade e da diversidade alimentar de dez famílias camponesas. Com isso, encontraram-se as seguintes tipificações: a) agricultura agroecológica e b) agricultura em transição agroecológica. Os resultados dessa tipificação constatam que há diferentes técnicas de manejo nos agroecossistemas, dentro das especificidades culturais, política e de territorialidade. Contudo a tipificação da agricultura agroecológica promove maior agrobiodiversidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.