Fertilidade dos Solos em Propriedades Familiares na Comunidade Água Boa 2 em Rio Pardo de Minas (MG): Relação com o Manejo e Práticas Agroecológicas
PDF

Palavras-chave

atributos do solo
agricultores familiares
percepção do agricultor.

Como Citar

Fernandes, S. G., Machado, C. T. de T., Correia, J. R., Fernandes, L. A., & Vilela, M. de F. (2009). Fertilidade dos Solos em Propriedades Familiares na Comunidade Água Boa 2 em Rio Pardo de Minas (MG): Relação com o Manejo e Práticas Agroecológicas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8128

Resumo

Propriedades agrícolas da Comunidade Água Boa 2 em Rio Pardo de Minas (MG) foram caracterizadas quanto aos aspectos químicos, físicos e pela ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em seus solos. Nestas propriedades, a diversificação das atividades produtivas, bem como as espécies cultivadas variam entre os agricultores, sendo que todos plantam as culturas tradicionais milho, feijão e mandioca e possuem em seus quintais pequenas hortas e árvores frutíferas. O manejo dado aos subsistemas mostrou estreita relação com algumas características do solo, como a granulometria grosseira e posição na paisagem. A fertilidade das áreas, de maneira geral, apresentou-se baixa e as maiores deficiências foram observadas para fósforo, zinco e matéria orgânica. A ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares relacionou-se com a diversidade de culturas hospedeiras e com a alta adaptação de alguns gêneros às condições de baixa fertilidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.