Produção de Morango Orgânico no Campus Luiz Meneghel, Região Norte do Paraná- Bandeirantes.
PDF

Palavras-chave

Morango
produção orgânica
Camarosa
UENP.

Como Citar

OSIPE, R., BALDINI, V., RANDO, J. S., JANSEN, M., OSIPE, E. F., & RENSI, A. (2009). Produção de Morango Orgânico no Campus Luiz Meneghel, Região Norte do Paraná- Bandeirantes. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8122

Resumo

No Campus Experimental da UENP - CLM, Bandeirantes, PR, durante 04 anos foi conduzido uma área de produção orgânica para mostrar aos acadêmicos e produtores da região que é possível produzir morango orgânico em canteiros sem “túnel”, com cultivares adaptadas para a região. Foi selecionada uma área que há quatro anos não se aplicava produtos agroquímicos, sendo cercada com tela para isolamento da mesma. Nos 04 anos de plantio os objetivos foram alcançados com uma boa produtividade, graças aos manejos adotados, como conservação do mato no período de pousio na entre safra, assim como o plantio de diferentes adubos verdes (coquetel) no verão, incorporar torta de filtro e húmus antes do plantio, levantar os canteiros, utilizar cobertura morta de húmus, variedade adaptada, cobertura com plástico mulching, sepilho nas entrelinhas, área de escape, Biofertilizantes e troca de experiências com produtores da região, sendo que os produtores também puderam vivenciar o processo da produção orgânica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.