Raízes e Frutos: Uma Vivência nas Comunidades Caiçaras da Península da Juatinga, Paraty – RJ.
PDF

Palavras-chave

agroecologia
roça caiçara e segurança alimentar

Como Citar

Lopes, T. F. R., Santos, R. M. R., Mattos, M. S. de, Barreto, M. L., Maya, T. de O., Soares, T. M. S., & Pereira, M. V. M. (2009). Raízes e Frutos: Uma Vivência nas Comunidades Caiçaras da Península da Juatinga, Paraty – RJ. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8120

Resumo

O Raízes e Frutos é um projeto de extensão universitária filiado ao Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciado em 2007, seus membros atuam desde 2005 com a população caiçara da Reserva Ecológica da Juatinga (REJ) inserida, por sua vez, na Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, no município de Paraty, Estado do Rio de Janeiro. Os integrantes do projeto baseiam seu trabalho no conceito de vivência junto às comunidades caiçaras. A proposta é gerar um processo de construção coletiva com os moradores, de percepção das demandas, suas resoluções, manejo consciente e conservação local da Mata Atlântica, convergindo Agroecologia, Educação Popular e Diferenciada, Cidadania e Cultura. Para tanto, promovem um contato com as comunidades caiçaras que visa a troca dos conhecimentos científico, acadêmico e tradicional, buscando a etnoconservação do ecossistema e da cultura local através da aproximação das diferentes visões de mundo, da aproximação da agroecologia com a roça caiçara.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.