Influência da Mucuna Anã sobre a Fauna Benéfica em Cafeeiro Conduzido sob Sistema de Manejo Orgânico
PDF

Palavras-chave

Coffea arabica
mucuna anã
Mucuna deeringiana
inimigos naturais

Como Citar

Meneguim, A. M., Lustri, C., Denez, M., & Hohmann, C. L. (2009). Influência da Mucuna Anã sobre a Fauna Benéfica em Cafeeiro Conduzido sob Sistema de Manejo Orgânico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8112

Resumo

Avaliou-se a influência do adubo verde (Mucuna deeringiana), plantada nas entrelinhas do café, sobre inimigos naturais das pragas em cultivo de café orgânico. O estudo foi conduzido em ensaio com delineamento experimental de blocos ao acaso e parcelas subdivididas, cujo objetivo inicial era avaliar alternativas de controle (Beauveria bassiana, nim e armadilha metanol: etanol), da broca-do-café, Hypothenemus hampei. Como não ocorreram diferenças evidentes entre os tratamentos, avaliou-se apenas o efeito da presença ou ausência do adubo verde sobre os inimigos naturais. Coletas mensais (fev/07-dez/08) foram realizadas com rede entomológica, em dez pontos por parcela, no cafeeiro e no adubo verde. Registrou-se inimigos naturais das ordens Heteroptera, Neuroptera, Diptera, Mantodea, Dermaptera, Coleoptera, Hymenoptera e Aranea, sendo as três últimas mais abundantes. A presença da mucuna nas entrelinhas do cafeeiro não resultou em maior número de inimigos naturais no café.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.