A construção de um sistema financeiro solidário na agricultura familiar: A experiência do sistema Ecosol em Minas Gerais
PDF

Palavras-chave

Cooperativa de crédito solidária
economia solidária
finanças solidárias
redes sociais.

Como Citar

de Freitas, A. F., da Silva, M. G., & Freitas, A. F. (2009). A construção de um sistema financeiro solidário na agricultura familiar: A experiência do sistema Ecosol em Minas Gerais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8111

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a experiência do sistema Ecosol de cooperativas de crédito da agricultura familiar e economia solidária em Minas Gerais e refletir sobre como estas cooperativas estão construindo um sistema financeiro solidário e alcançando um público historicamente excluído do circuito financeiro formal, sinalizando ainda à suas contribuições para desenvolvimento sustentável das localidades em que atuam. Para tanto, foram realizadas entrevistas, análises documentais e observação participante em reuniões, assembléias e no planejamento da Ecosol Base Minas. A atuação da Ecosol promove uma capilaridade do crédito no local em que está inserida, proporcionando o desenvolvimento de atividades voltadas para a agroecologia e economia solidária, sob a qual se edifica um sistema financeiro solidário.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.