Composição Nutricional de Pastagens Constituídas por Gramíneas e Leguminosas Durante o Período Hibernal
PDF

Palavras-chave

amendoim forrageiro
azevém
bovinos leiteiros
capim-elefante
trevo branco.

Como Citar

Flores Aguirre, P., da Ros de Araújo, T. L., Costa dos Santos, J., Machado, P. R., Hohenreuther, F., Schalemberg Diehl, M., Marques de Bem, C., Horst, T., & Moro, G. (2009). Composição Nutricional de Pastagens Constituídas por Gramíneas e Leguminosas Durante o Período Hibernal. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8109

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar dois sistemas forrageiros (SF), constituídos por capim-elefante, azevém, trevo branco ou amendoim forrageiro, quanto à composição nutricional, no decorrer do período hibernal. Para avaliação utilizaram-se quatro piquetes, com 0,25 ha cada. O capim-elefante foi estabelecido em linhas afastadas a cada 4m, sendo estabelecido, entre elas, o azevém, o trevo branco ou o amendoim forrageiro. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com dois tratamentos (SF) e duas repetições (piquetes). Para avaliação foram usadas vacas em lactação da raça Holandesa. Foram coletadas amostras usando-se a técnica de simulação em cada pastejo, para determinação de proteína bruta (PB), de fibra em detergente neutro (FDN), e fibra em detergente ácido (FDA). Considerando-se os valores médios dos pastejos, os resultados foram similares entre os SF. As misturas forrageiras apresentaram elevado teor de proteína bruta.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.