Experimentação Patogenética Em Feijoeiro Para Elaboração De Matéria Vegetal Homeopática
PDF

Palavras-chave

homeopatia
patogenesia
sintomas patogenéticos
Phaseolus vulgaris
controle alternativo

Como Citar

Garbim, T. H. dos S., Carneiro, S. M. de T. P. G., Romano, E. D. B., & Teixeira, M. Z. (2009). Experimentação Patogenética Em Feijoeiro Para Elaboração De Matéria Vegetal Homeopática. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8107

Resumo

A Homeopatia designa o método terapêutico baseado na lei de cura pelos semelhantes, baseada em quatro princípios básicos; a cura pelos semelhantes; a experimentação no indivíduo sadio; o medicamento dinamizado; e a individualização do medicamento. Com esse trabalho, uma metodologia da experimentação patogenética em feijoeiro foi avaliada para a elaboração da Matéria Vegetal Homeopática. Dois experimentos foram conduzidos, onde uma dose tóxica e um dinamizado 6CH de ácido bórico foram pulverizados semanalmente nas plantas, além da testemunha com água. As plantas pulverizadas com água não apresentaram sintomas, enquanto as plantas dos dois ensaios apresentaram sintomas similares, porém notou-se que os sintomas no experimento com a dose tóxica apresentaram-se com maior intensidade e afetaram maior número de plantas do que no experimento homeopático. A presente metodologia mostrou-se adequada para a experimentação patogenética e desenvolvimento da Matéria Vegetal Homeopática.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.