Produtos Fitossanitários Utilizados no Sistema Agroecológico No Controle Da Mosca-branca (Bemisia tuberculata Bondar) (Hemiptera: Aleyrodidae) Da Mandioca
PDF

Palavras-chave

Manihot esculenta.
plantas inseticidas.
controle alternativo.

Como Citar

Rheinheimer, A. R., Bellon, P. P., Miranda, A. M., Pietrowski, V., Alves, L. F. A., Pinto Junior, A. S., & Gazola, D. (2009). Produtos Fitossanitários Utilizados no Sistema Agroecológico No Controle Da Mosca-branca (Bemisia tuberculata Bondar) (Hemiptera: Aleyrodidae) Da Mandioca. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8091

Resumo

Dentre os insetos que causam danos em plantas de mandioca nas Américas, destaca-se a mosca-branca. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar produtos comercializados no sistema agroecológico no controle de ninfas e adultos de Bemisia tuberculata. A aplicação dos extratos sobre as ninfas foi realizada na face abaxial das folhas com auxílio de bico pulverizador acoplado a um compressor de ar, até o ponto de escorrimento, sendo diariamente avaliados. Para avaliar os produtos no controle dos adultos, 30 adultos foram mantidos em folhas pulverizadas por um período de 48 horas, após o qual a mortalidade foi quantificada. Verificou-se que os produtos testados foram pouco eficientes no controle de ninfas e adultos, excetuando o extrato comercial de crisântemo, causando mortalidade de 100%.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.