Retrato do Sistema de Manejo de Variedades Locais de Milho em Anchieta, SC
PDF

Palavras-chave

Zea mays
agricultura familiar
milho crioulo.

Como Citar

Vogt, G. A., Alves, A. C., Canci, A., & Hemp, S. (2009). Retrato do Sistema de Manejo de Variedades Locais de Milho em Anchieta, SC. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8088

Resumo

Na busca da segurança alimentar dos agricultores familiares, intensificaram-se as ações de incentivo ao resgate, uso, manejo e conservação das variedades locais. O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar as estratégias de manejo das variedades locais de milho em Anchieta/SC, apontando algumas semelhanças e/ou diferenças na cadeia produtiva. Foram aplicados 223 questionários semi-estruturados. As variedades locais de milho são cultivadas em pequenas áreas, com reduzida utilização de insumos externos e utilizadas para o autoconsumo com uso diversificado na alimentação animal e humana. O manejo é realizado empregando-se quase que exclusivamente mão-de-obra familiar e as sementes são oriundas de produção própria, sendo o Sintraf/Anchieta a fonte primária.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.