Produção de Polpa de Frutos de Juçara (Euterpe edulis Mart.) no Litoral do PR: Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento
PDF

Palavras-chave

Euterpe edulis
juçara
açaí

Como Citar

Chaimsohn, F. P., Chiquetto, N. C., FlizikowskiI, G., Durigan, M. E., Gomes, E. P., Machado, N. C., Milléo, R. D. de S., Treitny, M. R., da Cunha, K. M., & Jorge, R. D. (2009). Produção de Polpa de Frutos de Juçara (Euterpe edulis Mart.) no Litoral do PR: Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8085

Resumo

Euterpe edulis Mart., o palmiteiro ou palmito-juçara, é o principal produto não madeirável da Floresta Ombrófila Densa. Ainda que os recursos derivados do palmito contribuam, de alguma forma, para melhorar o nível econômico da população rural, não têm, em geral, importância decisiva para o conjunto dos habitantes rurais de municípios do litoral, a ponto de proporcionar condições de vida “sustentáveis”, pela escassez de palmeiras e pelas condições de comercialização impostas pela clandestinidade e fiscalização. Entretanto, como no caso do açaizeiro, cuja exploração de frutos normalmente é mais lucrativa que a extração do palmito, a produção de polpa de frutos da juçara pode vir a ser não só uma alternativa importante de renda, como também contribuir para a conservação da espécie. O presente Projeto pretende instrumentalizar os agricultores com tecnologias apropriadas de produção de frutos, processamento e gestão eficiente do negócio.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.