Germinação e sanidade de sementes de ipê-amarelo (Tabebuia serratifolia), após submissão a diferentes tratamentos.
PDF

Palavras-chave

alho
Plectranthus barbatus
Trichoderma sp.
fungo e vigor

Como Citar

Gonzatto Maciel, C., Feliciano dos Santos, R., Mezzomo, R., Nevis Deconto Weber, M., Brião Muniz, M. F., & Blume, E. (2009). Germinação e sanidade de sementes de ipê-amarelo (Tabebuia serratifolia), após submissão a diferentes tratamentos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8078

Resumo

As plantas bioativas, juntamente com o controle biológico, podem ser utilizadas como controle alternativo de doenças fúngicas, visando assim, diminuir o impacto ambiental dos fungicidas químicos. O trabalho constitui-se de um teste dos efeitos de extrato de alho, boldo (Plectranthus barbatus) e controle biológico sobre as propriedades fisiológicas e sanitárias de sementes de ipê amarelo. O teste de germinação e sanidade foram realizadas pelo método do “blotter test”. A geminação foi avaliada 7 e 14 dias após a instalação do teste. E a avaliação fitossanitária foi realizada aos 7 dias. Dentre os tratamentos testados, o extrato de alho não interferiu no percentual germinativo (53.6), e inibiu o desenvolvimento de fungos potencialmente patogênicos, como Alternaria sp. (8.5%), e Fusarium sp. (3%). O extrato de boldo, embora tenha atuado na diminuição da população fúngica, reduziu para 21.7% a germinação das sementes de ipê amarelo. Os maiores índices de Alternaria spp. (51.2%) foram contabilizados no tratamento com Trichoderma sp., conseqüentemente o índice de sementes mortas foi máximo (48.65%).
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.