Tratamento Térmico de Sementes de Trigo via Calor Seco ou Úmido
PDF

Palavras-chave

Triticum aestivum L.
tratamento físico
sanidade de sementes
germinação.

Como Citar

Durigon, M. R., Girardi, L. B., Feliciano dos Santos, R., Nevis Deconto Weber, M., Müller, J., Blume, E., & Brião Muniz, M. F. (2009). Tratamento Térmico de Sementes de Trigo via Calor Seco ou Úmido. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8074

Resumo

Em vista da crescente busca pela preservação dos recursos naturais e pela segurança alimentar, estudos são realizados para avaliar a eficiência de métodos alternativos no controle de doenças e pragas. O tratamento físico de sementes utilizando o calor seco e/ou o calor úmido já é utilizado com eficácia para muitas espécies, entretanto, poucos estudos são realizados para a cultura do trigo, produto largamente utilizado na alimentação humana. Devido a isso, este trabalho objetivou avaliar o efeito do tratamento térmico de sementes de trigo, via calor seco (a 45 oC) ou calor úmido (60 oC), testando diferentes tempos de exposição (0, 4, 8, 12 e 16 dias de calor seco ou 0, 5, 10 e 15 min de calor úmido).
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.